Por serem muito semelhantes, as pessoas geralmente confundem esses dois termos. O desembaraço aduaneiro é, na verdade, a última das seis etapas do processo de despacho aduaneiro, que começa com o registro da declaração de importação (DI) no Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex), um sistema da Receita Federal desenvolvido em 1997 com o objetivo de integrar as atividades de registro, acompanhamento e controle no comércio exterior por meio de um fluxo único e computadorizado de informações.
As etapas seguintes são a parametrização da DI, instrução da declaração ou recepção dos documentos, distribuição para conferência aduaneira, conferência aduaneira e, por fim, o desembaraço aduaneiro. Ele representa a liberação da carga para a entrada no país, no caso de importações, ou para a saída, quando se trata de uma exportação.
Resumindo: o despacho aduaneiro é um processo composto por diversas etapas, desde o registro da declaração de importação no Siscomex até o desembaraço aduaneiro, que é a etapa onde a carga é liberada.
Aprendeu a diferença?
A Quality tem a melhor solução logística para sua empresa. Entre em contato conosco e saiba mais.